O MEDO NÃO É PROVA
Uma reflexão psicanalítica, bíblica e filosófica sobre o medo, o julgamento e a liberdade humana.
Há pessoas que não precisam de provas para condenar alguém. Basta-lhes uma suspeita, um gesto mal interpretado, uma palavra que não correspondeu às suas expectativas ou, simplesmente, o medo de que o outro venha a fazer aquilo que elas não suportariam. Assim, antes que o fato aconteça, o julgamento já foi pronunciado; antes que a história se revele, a sentença já foi estabelecida.
Mas o que leva o ser humano a julgar alguém por aquilo que ainda não fez? Que verdade sobre nós mesmos se esconde nessa necessidade de condenar o outro antes que ele tenha cometido qualquer falta? Talvez, em determinadas situações, o julgamento diga menos sobre aquele que é julgado do que sobre aquele que julga.
O medo e a fabricação do outro.
A psicanálise nos ensina a desconfiar daquilo que se apresenta como uma certeza absoluta. Nem toda certeza é conhecimento; algumas certezas são defesas contra a angústia de não saber.
O sujeito angustiado diante da liberdade do outro pode tentar transformar a incerteza em previsão. Se não sabe o que alguém fará, imagina. Se imagina, interpreta. Se interpreta, acredita. E, quando acredita suficientemente na própria interpretação, passa a tratar a possibilidade como se fosse um fato. É assim que o medo pode fabricar um inimigo antes que exista uma ameaça concreta.
Freud nos permite compreender que o psiquismo não é transparente para si mesmo. Há desejos, conflitos, lembranças e fantasias que participam da maneira como percebemos a realidade. Isso não significa que toda suspeita seja falsa ou que todo temor seja imaginário. Significa, porém, que a percepção humana pode ser atravessada por conteúdos que não reconhecemos inteiramente.
Às vezes, o outro não é julgado pelo que fez, mas pelo que desperta. Sua autonomia pode despertar o medo de perder o controle. Sua diferença pode ameaçar uma identidade construída sobre a necessidade de ter razão. Sua possibilidade de partir pode reabrir a ferida de quem já foi abandonado. Sua força pode confrontar a fragilidade daquele que precisa diminuir o outro para sentir-se seguro. E, em certas circunstâncias, aquilo que não conseguimos suportar em nós mesmos é projetado sobre alguém.
A projeção, na linguagem psicanalítica, não é uma explicação universal para todo julgamento. É um mecanismo pelo qual conteúdos psíquicos difíceis de reconhecer em si podem ser atribuídos ao outro. Por isso, antes de perguntar: “O que essa pessoa pretende fazer contra mim?”, talvez seja necessário perguntar: “O que, nessa pessoa, desperta em mim um medo que ainda não consigo nomear?” Essa pergunta não elimina a possibilidade de uma ameaça real. Mas impede que o medo se torne, sozinho, o autor da sentença.
O outro não é propriedade da minha imaginação.
Filosoficamente, há uma questão fundamental: podemos conhecer verdadeiramente alguém sem respeitar a distância entre aquilo que sabemos e aquilo que supomos? O outro é sempre mais do que a imagem que fazemos dele.
Nenhuma pessoa cabe inteiramente na interpretação que construímos. O ser humano não é uma essência imóvel, encerrada numa definição definitiva. Ele possui história, contradições, possibilidades, limites e a capacidade — nem sempre exercida — de rever seus próprios caminhos.
Julgar alguém por provas irrefutáveis é reconhecer que a verdade exige fundamento. Julgar alguém por medo é, muitas vezes, pretender que o futuro já aconteceu. E aqui se encontra uma distinção necessária: prudência não é a mesma coisa que paranoia; discernimento não é o mesmo que condenação antecipada.
A prudência observa os fatos, considera os riscos e estabelece limites. O medo desorganizado, por sua vez, pode transformar qualquer possibilidade em ameaça e qualquer silêncio em confirmação. Quem vive dominado pelo medo pode acabar construindo uma prisão cuja chave entrega ao comportamento alheio. Passa a viver não conforme aquilo que o outro efetivamente faz, mas conforme aquilo que imagina que ele poderá fazer. E, quando isso acontece, a vida fica condicionada a um futuro que ainda não existe.
A sabedoria bíblica e o limite do julgamento.
A Bíblia não nos convida à ingenuidade. Ela não ordena que ignoremos o mal, que abandonemos o discernimento ou que confiemos indistintamente em todos. Pelo contrário, as Escrituras reconhecem a realidade da maldade humana, da mentira, da traição e da necessidade de prudência. Entretanto, também nos confrontam com a responsabilidade de não transformar suspeitas em sentenças.
Cristo declara: “Não julgueis, para que não sejais julgados.” — Mateus 7:1
Esse texto não deve ser lido como uma proibição de toda avaliação moral, como se ninguém pudesse distinguir o certo do errado. No contexto do Sermão do Monte, Jesus confronta o julgamento hipócrita, aquele que enxerga o cisco no olho do irmão enquanto ignora a trave no próprio olho.
A questão não é simplesmente deixar de avaliar. É reconhecer que o julgamento humano precisa ser submetido à verdade, à humildade e à consciência da própria condição. Antes de condenar o outro, é preciso olhar para dentro. Antes de apontar a falha alheia, é necessário perguntar se não estamos utilizando a falha como uma maneira de esconder a nossa própria desordem. Antes de afirmar que conhecemos o coração de alguém, devemos lembrar que o coração humano não se oferece inteiramente ao olhar humano.
O profeta Jeremias afirma: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” — Jeremias 17:9
O texto não é uma autorização para desconfiarmos de todos, mas uma advertência sobre a complexidade e a corrupção do coração humano. Inclusive do nosso. Por isso, a sabedoria bíblica não nos conduz à certeza arrogante de quem acredita conhecer todas as intenções, mas à humildade de quem reconhece os limites do próprio entendimento.
Quando o medo se torna um falso profeta.
O medo possui uma característica peculiar: ele fala sobre o futuro com a autoridade de quem já o conhece. Ele diz: “Essa pessoa vai me trair.” “Ela vai me abandonar.” “Ele vai me ferir.” “Se eu confiar, vou sofrer.” “Se eu permitir que o outro seja livre, perderei tudo.”
Algumas dessas previsões podem, infelizmente, se concretizar. A vida humana conhece a traição, a mentira e a violência. Não seria sensato negar essa realidade. Mas existe uma diferença entre reconhecer que algo pode acontecer e viver como se sua ocorrência já estivesse comprovada.
O medo pode se tornar um falso profeta: anuncia desgraças, interpreta sinais e exige obediência. E, quando acreditamos cegamente nele, passamos a organizar nossas relações em torno de uma profecia que talvez nunca se cumpra. A pessoa deixa de ser vista como alguém que está diante de nós e passa a ser tratada como personagem de uma história que escrevemos antecipadamente.
E então já não dialogamos com o outro. Dialogamos com a nossa fantasia sobre ele. Na perspectiva lacaniana, podemos pensar que o sujeito não se relaciona com o outro apenas a partir da realidade objetiva, mas também através das imagens, significações e fantasias que estruturam sua experiência. O outro pode ser transformado em objeto de amor, de ódio, de medo ou de controle.
O problema começa quando a fantasia ocupa o lugar da realidade e passa a exigir que o mundo confirme aquilo que imaginamos. O amor não é cegueira; é verdade.
É importante dizer: não julgar alguém por medo não significa permanecer onde há abuso, manipulação ou desrespeito. O amor cristão não exige que uma pessoa negue os fatos para preservar uma relação. Perdoar não é declarar inexistente o mal. Amar não é entregar-se à violência. Confiar não significa suspender toda prudência.
A própria Bíblia afirma: “O simples dá crédito a toda palavra, mas o prudente atenta para os seus passos.” — Provérbios 14:15
A prudência observa. O discernimento considera. A verdade examina. Mas nenhum desses movimentos precisa ser alimentado pelo ódio ou pela necessidade de condenar antecipadamente.
É possível estabelecer limites sem transformar o outro em monstro. É possível afastar-se sem desejar a destruição de alguém. É possível reconhecer que uma pessoa não é confiável sem afirmar que conhecemos todos os seus pensamentos.
É possível dizer “não” sem precisar provar que o outro é absolutamente mau. A maturidade não consiste em acreditar que ninguém nos ferirá. Consiste em compreender que, mesmo diante da possibilidade de sermos feridos, não precisamos entregar nossa consciência ao medo.
A liberdade de não condenar antes da hora.
Há uma forma de liberdade que nasce quando deixamos de viver sob o domínio das previsões alheias e das nossas próprias fantasias. É a liberdade de esperar pelos fatos. A liberdade de não responder a uma acusação que ainda não foi feita. A liberdade de não sofrer antecipadamente por uma traição que ainda não aconteceu. A liberdade de não transformar cada gesto em evidência de uma ameaça. A liberdade de permitir que o outro revele, por suas escolhas e atitudes, aquilo que de fato é. Isso não significa abandonar o discernimento. Significa devolver à realidade o lugar que o medo usurpou.
O filósofo estoico Epicteto ensinava que não são as coisas em si que perturbam os seres humanos, mas os juízos que fazem acerca delas. Essa formulação não deve ser usada para negar o sofrimento real, mas pode nos ajudar a compreender como a interpretação participa da nossa experiência.
Não sofremos apenas diante dos acontecimentos. Sofremos também diante daquilo que imaginamos que os acontecimentos significam. E, às vezes, o que nos aprisiona não é o que o outro fez, mas o que acreditamos que ele fará.
O Deus que conhece o coração.
A fé cristã nos conduz a uma verdade ainda mais profunda: Deus conhece o coração humano de maneira que nós não conhecemos. “O homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.” — 1 Samuel 16:7
Essa palavra foi dirigida a Samuel quando ele se impressionava com a aparência dos filhos de Jessé. O princípio é claro: a percepção humana é limitada, e a avaliação divina não se reduz às aparências. Isso deve produzir humildade. Não somos Deus. Não possuímos o conhecimento absoluto das intenções alheias. Não conhecemos todas as circunstâncias. Não sabemos tudo o que o outro enfrentou, nem todas as lutas que carrega em silêncio. Por isso, quando julgamos alguém, precisamos distinguir entre o que foi demonstrado e o que foi imaginado.
A verdade exige provas. A justiça exige responsabilidade. E a humildade exige que reconheçamos os limites do nosso olhar. Cristo e a possibilidade de uma nova história. O Evangelho nos apresenta uma realidade que contraria a lógica da condenação antecipada: Deus não trata o pecador apenas a partir daquilo que ele foi, mas manifesta, em Cristo, a possibilidade de redenção. Isso não significa que Deus ignore o pecado. A cruz demonstra justamente a seriedade do pecado e a profundidade da justiça divina. Mas, em Cristo, a história humana não é encerrada na sua pior página.
O homem que falhou pode ser restaurado. Aquele que mentiu pode arrepender-se. Aquele que feriu pode ser confrontado e transformado. Aquele que viveu sob o domínio do pecado pode experimentar a graça.
O cristianismo não anuncia que todos os seres humanos são incapazes de mudar. Anuncia que a graça de Deus é poderosa para transformar o pecador. “E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” — 2 Coríntios 5:17
A nova criatura não é uma promessa de perfeição instantânea, mas de uma nova realidade em Cristo. Se Deus pode operar transformação na vida humana, quem somos nós para encerrar definitivamente a história de alguém com base apenas em nossos medos?Isso não nos torna juízes da graça. Torna-nos pessoas chamadas à humildade.
Conclusão: não transforme o medo em sentença.
Julgue uma pessoa por provas irrefutáveis; nunca, por medo do que ela possa vir a fazer. Essa frase não é um convite à ingenuidade. É um chamado à responsabilidade. Não permita que a sua angústia se transforme em verdade absoluta. Não confunda intuição com prova. Não transforme uma possibilidade em acontecimento. Não condene alguém por aquilo que você teme que ele seja, quando ainda não existem fatos suficientes para sustentar essa condenação. Observe. Discernir é necessário. Estabeleça limites. Proteger-se é legítimo. Mas não permita que o medo lhe roube a capacidade de enxergar o outro para além das suas próprias fantasias.
Na psicanálise, aprendemos a escutar aquilo que o sujeito não sabe que diz. Na filosofia, aprendemos a questionar as certezas que governam nossa existência. Na Bíblia, aprendemos que o coração humano é complexo, que o julgamento exige humildade e que Deus conhece aquilo que os nossos olhos não alcançam.
Talvez a pergunta mais importante não seja: “O que essa pessoa poderá fazer contra mim?” Mas: “O que o meu medo está fazendo comigo?” Porque, quando julgamos alguém antes dos fatos, corremos o risco de transformar o outro em réu e a nós mesmos em prisioneiros de uma sentença que nunca deveria ter sido pronunciada.
E, no fim, talvez a maior vitória não seja provar que o outro era culpado daquilo que temíamos. Talvez seja descobrir que não precisamos viver escravizados pelo medo. A verdade não precisa da antecipação para existir. E o amor, quando unido à sabedoria, não precisa condenar antes da hora.