QUANDO O ÓDIO PRECISA ESCONDER O DESEJO
Formação reativa, autoimagem e o engano do coração. Psicanálise, antropologia bíblica e teologia cristã.
Há um ditado popular que diz: “Quem desdenha quer comprar.”
Embora seja apenas um ditado, ele contém uma intuição psicológica interessante: às vezes, aquilo que aparece como desprezo pode esconder uma relação muito mais complexa com o objeto desprezado.
Imagine alguém diante de uma vitrine. A pessoa contempla algo que deseja profundamente. Entretanto, por alguma razão, não consegue admitir esse desejo. Talvez não possa possuir aquilo. Talvez considere moralmente inadequado desejá-lo. Talvez aquele objeto não corresponda à imagem que construiu de si mesma. Então começa a desqualificá-lo: “Isso é feio.” “Isso é cafona. “Eu jamais teria uma coisa dessas. “Não vejo graça nenhuma nisso.” Quanto mais necessário se torna esconder o desejo, mais convincente precisa ser o desprezo.
É como se essa pessoa estivesse diante de um espelho e, ao perceber nele uma imagem que ameaça a maneira como deseja enxergar a si mesma, preferisse atacar o espelho a olhar para aquilo que ele está refletindo.
Essa imagem nos ajuda a compreender um dos mecanismos clássicos de defesa descritos pela psicanálise: a formação reativa. O desejo que precisa ser escondido. Na formação reativa, uma tendência psíquica considerada ameaçadora, inaceitável ou incompatível com a autoimagem do indivíduo pode ser encoberta por uma atitude consciente que se apresenta como seu oposto. Não se trata simplesmente de fingimento deliberado. A pessoa pode não estar conscientemente mentindo.
A defesa é justamente mais profunda: determinado conteúdo psíquico provoca tanta angústia que o sujeito desenvolve uma atitude contrária capaz de mantê-lo afastado da consciência. O desejo existe, mas não pode ser reconhecido.
Então surge uma atitude aparentemente oposta ao desejo. O amor pode aparecer como hostilidade. A atração pode aparecer como desprezo. A vulnerabilidade pode aparecer como arrogância. A insegurança pode aparecer como superioridade.
É como se o sujeito olhasse para o espelho e dissesse: “Essa imagem não sou eu.” E, em vez de investigar o que está vendo, passa a construir outra imagem de si mesmo. A defesa não elimina necessariamente o conflito. Ela pode simplesmente mudar a maneira como o conflito aparece.
Todos nós construímos uma representação de quem somos. “Eu sou assim.” “Eu não sou esse tipo de pessoa.” “Isso não combina comigo.” “Eu jamais faria isso.” Essa representação constitui parte importante da nossa identidade consciente.
Podemos imaginar a autoimagem como um espelho psicológico. Não é um espelho perfeito. Ele não mostra necessariamente tudo o que somos. Mostra aquilo que conseguimos reconhecer como sendo nós mesmos. E aqui está o problema: o ser humano pode não suportar tudo aquilo que o espelho interior lhe devolve.
Há características que aceitamos. Há outras que rejeitamos. Há algumas que tentamos esconder. E há aquelas que sequer conseguimos reconhecer como nossas. Quando determinado desejo, fantasia, sentimento ou impulso ameaça profundamente a imagem que construímos de nós mesmos, pode surgir uma defesa.
O sujeito não consegue modificar imediatamente aquilo que existe dentro dele. Então tenta modificar a imagem que vê no espelho. Passa a afirmar: “Eu não sou isso.” E, algumas vezes, passa a demonstrar exatamente o contrário.
Um exemplo clássico: a homofobia. A homofobia pode ser utilizada como exemplo didático para compreender a formação reativa, mas aqui é necessário estabelecer uma distinção fundamental. Não se pode afirmar que toda pessoa homofóbica tenha desejos homossexuais reprimidos.
Isso seria transformar uma hipótese psicanalítica em uma explicação universal para um fenômeno que possui múltiplas causas. A homofobia pode estar relacionada a fatores culturais, familiares, sociais, religiosos, históricos, grupais e individuais, entre outros. Portanto, o que apresentaremos aqui é um exemplo clínico hipotético, destinado exclusivamente a ilustrar a mecânica da formação reativa.
Imagine um sujeito cuja autoimagem esteja profundamente organizada em torno da afirmação: “Eu sou heterossexual.” Essa característica não é apenas uma informação sobre ele. Ela faz parte da maneira como ele se reconhece no espelho de sua própria identidade.
Agora imagine que esse sujeito experimente desejos ou fantasias homoeróticas que lhe provoquem intensa angústia. O problema não seria apenas o desejo. O problema seria aquilo que esse desejo significaria para a imagem que ele possui de si mesmo. Se ele pensa: “Eu sou heterossexual.” e simultaneamente percebe:b“Existem em mim desejos por pessoas do mesmo sexo.” Surge uma contradição. O espelho já não devolve uma imagem tão simples. A identidade que parecia perfeitamente definida começa a apresentar uma fissura. E talvez seja justamente essa fissura que o sujeito não consiga suportar.
Se reconhecer aquele desejo significasse, para esse indivíduo, abandonar a identidade heterossexual que construiu e reorganizar a maneira como se compreende, isso poderia produzir uma experiência intensa de angústia.
E aqui está o ponto importante: o sujeito pode não querer olhar para o espelho. Ele pode preferir destruir a imagem que o ameaça. Como? Por meio de uma defesa. Suponhamos, então, que esse sujeito utilize inconscientemente a formação reativa. Ele não consegue admitir: “Eu tenho esses desejos.” Então começa a construir uma atitude oposta: “Eu odeio isso.” “Isso é repugnante.” “Essas pessoas são desviadas.” “Eu não suporto homossexuais.” A aversão passa a funcionar como uma espécie de prova psicológica: “Se eu repudio a homossexualidade, então obviamente não existe nada disso em mim.”
Perceba o paradoxo. Aquilo que deveria ser investigado transforma-se em argumento para impedir a investigação. O sujeito utiliza a própria hostilidade para proteger a imagem que possui de si mesmo. Ele olha para o espelho e, em vez de perguntar: “O que estou vendo?” diz: “Eu sei exatamente quem sou.” E quanto mais ameaçada está a identidade, maior pode ser a necessidade de reafirmá-la.
A Bíblia conhece o problema do autoengano. Embora a Bíblia não utilize a linguagem técnica da psicanálise, sua antropologia reconhece profundamente a possibilidade de o ser humano não conhecer plenamente a si mesmo. Jeremias declara: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas.”. (Jeremias 17:9)
A afirmação é perturbadora. O problema não é simplesmente que podemos enganar outras pessoas. Podemos também construir uma mentira na qual nós mesmos acreditamos. Podemos criar uma narrativa sobre nós mesmos e passar a defendê-la. Podemos confundir a imagem que construímos com a realidade.
Podemos olhar para o espelho e acreditar que ele mostra tudo. Por isso o salmista faz uma oração extraordinária: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. (Salmo 139:23)
Davi não diz: “Senhor, confirme a imagem que tenho de mim.” Ele diz: “Sonda-me.” É como se dissesse: “Há coisas em mim que eu mesmo talvez não consiga enxergar. Tu podes vê-las.”
Aqui existe uma profunda convergência entre a investigação psicanalítica e a antropologia bíblica. Ambas, cada uma em seu próprio campo, reconhecem que o sujeito não é completamente transparente para si mesmo.
Adão e o primeiro espelho quebrado. Talvez uma das imagens mais profundas desse problema esteja no relato da queda. Depois de pecar, Adão percebe sua nudez e se esconde. Deus pergunta: “Onde estás?” (Gênesis 3:9)
A pergunta não é geográfica. Deus sabe onde Adão está. A pergunta é existencial. “Adão, onde você está?” O homem está diante de uma nova realidade sobre si mesmo. A imagem que possuía de sua própria condição foi quebrada. Ele agora percebe sua nudez, sua culpa e sua vulnerabilidade. E, quando Deus o confronta, Adão responde: “A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi.” (Gênesis 3:12)
Adão desloca a responsabilidade. Ele não simplesmente confessa. Ele constrói uma narrativa que o protege. A mulher participou. E, de maneira ainda mais impressionante, a própria ação divina aparece na justificativa:b“A mulher que tu me deste...”
É como se o homem dissesse: “O problema não está inteiramente em mim.” Aqui encontramos uma poderosa imagem da condição humana: quando o espelho revela uma imagem que não suportamos, nossa primeira reação pode ser tentar modificar a explicação, e não a nós mesmos.
A religião também pode virar um espelho falso. Essa questão se torna ainda mais séria quando entramos no campo religioso. A religião pode ser utilizada para confrontar o ego. Mas também pode ser utilizada pelo ego para proteger-se.
Jesus confrontou precisamente esse fenômeno. Ele encontrou pessoas cuja aparência exterior de justiça escondia uma realidade interior diferente. “Sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia.” (Mateus 23:27)
A metáfora é brutal. Por fora, beleza. Por dentro, morte. O problema não era simplesmente comportamento. Era a distância entre a imagem apresentada e a realidade interior.
O sujeito havia aprendido a olhar para o espelho da religião e enxergar nele uma imagem de justiça. Mas Jesus estava interessado naquilo que estava por trás da imagem.
Quando a virtude vira defesa. É aqui que precisamos ter cuidado. Nem toda virtude é uma defesa. Nem toda indignação esconde desejo. Nem toda condenação revela identificação. Nem toda reação intensa significa formação reativa. Mas existe uma pergunta clinicamente importante. “Por que isso precisa ser tão intensamente combatido?”
Às vezes, a intensidade da reação merece investigação. Por que determinada pessoa precisa provar continuamente que não é aquilo? Por que precisa falar constantemente contra determinado comportamento? Por que determinado grupo desperta tamanha necessidade de condenação? Por que determinada possibilidade ameaça tanto sua identidade?
Essas perguntas não fornecem automaticamente uma resposta.bMas podem abrir uma porta para a investigação. Porque, algumas vezes, aquilo que combatemos externamente pode estar conectado a algo que não conseguimos suportar internamente. Não necessariamente porque desejamos ser aquilo que combatemos. Mas porque a reação que temos diante de determinado objeto pode revelar algo sobre a nossa própria estrutura psíquica.
O problema não é ter conflitos. Todo ser humano possui conflitos internos. Desejos contraditórios. Ambivalências. Medos. Fantasias. Invejas. Ressentimentos. Necessidades de aprovação. Desejo de controle. Necessidade de reconhecimento.
A maturidade não consiste em acreditar que nada disso existe. Maturidade é desenvolver capacidade para olhar para essas coisas sem precisar imediatamente negá-las, projetá-las ou transformá-las em seu oposto.bÉ poder dizer: “Existe algo em mim que eu ainda não compreendo.” Essa é uma declaração de humildade. E talvez seja justamente aí que comece o verdadeiro autoconhecimento.
O Evangelho não aperfeiçoa a máscara. Aqui chegamos ao ponto teológico central. Cristo não veio ensinar o homem a construir uma imagem mais convincente de si mesmo. O Evangelho não é uma técnica para tornar a máscara mais bonita. Cristo chama o homem para a verdade. “Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8:32)
A verdade do Evangelho não é apenas uma informação que recebemos. Ela confronta nossa ilusão. A graça permite ao homem abandonar a necessidade de parecer aquilo que não consegue sustentar. O cristianismo não começa com: “Mostre a Deus que você é bom.” Começa com: “Reconheça que você precisa de graça.” É exatamente por isso que Paulo pode dizer: “Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” (Romanos 5:8)
A graça não depende de uma autoimagem impecável. A graça encontra o pecador antes que ele consiga construir uma imagem aceitável de si mesmo. A cruz é o fim da autopreservação. A cruz é, em certo sentido, o lugar onde o espelho do ego é quebrado. Nela, o homem não consegue mais sustentar a fantasia de autossuficiência.
O moralista descobre que precisa de graça. O religioso descobre que precisa de graça. O forte descobre que precisa de graça. O que se considera justo descobre que precisa de graça. O que construiu cuidadosamente sua identidade descobre que, diante de Deus, não consegue salvar a si mesmo por meio da própria imagem.
A cruz desmonta a necessidade de autopreservação. Porque o Evangelho não diz: “Construa uma imagem perfeita e apresente-a a Deus.” Ele diz: “Venha como pecador que você é, e receba a graça.”
Como podemos resumir a formação reativa para que você entenda melhor? Talvez possamos resumir a formação reativa desta maneira: não é simplesmente esconder um desejo; é proteger uma identidade. Você não está apenas fugindo de determinado conteúdo psíquico. Você está tentando preservar uma resposta para a pergunta: “Quem sou eu?” Por isso algumas defesas podem tornar-se tão rígidas. Porque, quando a defesa cai, não cai apenas um comportamento. Pode cair uma identidade inteira. E é por isso que o trabalho terapêutico precisa ser cuidadoso. Não se trata de arrancar a máscara violentamente. Trata-se de criar condições para que o sujeito não precise mais dela. A finalidade da análise não é humilhar o indivíduo diante daquilo que ele encontra dentro de si. É ajudá-lo a suportar a verdade sobre si mesmo. E, para a fé cristã, essa verdade não é a última palavra. A última palavra é a graça.
O homem pode descobrir que não é exatamente aquilo que imaginava ser. Pode encontrar contradições. Pode descobrir desejos que não compreende. Pode perceber medos que escondia. Pode reconhecer mecanismos que utilizava para proteger sua autoimagem. Mas descobrir a verdade sobre si mesmo não significa descobrir que está condenado a permanecer escravo dela. O espelho e a verdade Talvez o grande desafio seja este: ter coragem para olhar para o espelho sem precisar quebrá-lo. Olhar para aquilo que aparece. Não justificar imediatamente. Não negar. Não transformar automaticamente em seu oposto. Não projetar no outro aquilo que não conseguimos reconhecer em nós. Não construir uma identidade artificial apenas para preservar a imagem que desejamos ter. Mas olhar. Reconhecer. Investigar. Confessar, quando necessário. E permitir que a verdade faça aquilo que a defesa jamais conseguiu fazer: integrar o sujeito consigo mesmo.
A psicanálise pergunta: “O que você está tentando não saber sobre si mesmo?”
A teologia pergunta: “Quem você é diante de Deus?”
E o Evangelho responde: “Você não precisa esconder-se atrás da imagem que construiu de si mesmo.”
Porque Deus não ama a máscara. Deus conhece o coração. E talvez seja justamente por isso que a verdadeira liberdade começa quando deixamos de tentar convencer a nós mesmos de que somos aquilo que precisamos parecer.
Há um momento em que precisamos parar diante do espelho e perguntar: “Senhor, o que existe em mim que eu ainda não consigo enxergar?” Essa pergunta pode ser dolorosa. Mas também pode ser o início da liberdade. Porque aquilo que precisa ser escondido para que eu continue acreditando que sou quem penso ser pode ser exatamente aquilo que me impede de conhecer quem realmente sou.
E, quando o espelho deixa de ser um instrumento de autopreservação e passa a ser um instrumento de verdade, o sujeito finalmente pode abandonar a necessidade de parecer. Pode começar a ser.