O HOMEM QUE REPETE
Há uma frase que atravessou séculos de pensamento: “errar é humano”. Mas talvez seja necessário acrescentar outra: repetir o erro é ainda mais humano. Não porque o homem seja necessariamente estúpido, fraco ou incapaz de aprender. Tampouco porque lhe falte informação acerca das consequências de seus atos.
Há pessoas que sabem exatamente aquilo que lhes faz mal e, ainda assim, continuam fazendo. Sabem que aquela relação as destrói e permanecem. Sabem que aquela pessoa não lhes faz bem e continuam procurando-a. Sabem que determinado comportamento lhes provoca culpa e repetem-no. Sabem que determinada escolha as conduz sempre ao mesmo sofrimento e, apesar disso, voltam a escolhê-la. É nesse ponto que a existência humana se torna um problema filosófico, psicanalítico e teológico. Porque, se bastasse saber para mudar, a humanidade já teria sido transformada pela quantidade de conhecimento acumulado ao longo dos séculos. Mas conhecimento não é sinônimo de transformação.
O homem pode conhecer o bem e continuar fazendo aquilo que o destrói. Pode desejar uma coisa e fazer outra. Pode condenar em si mesmo um comportamento e, ainda assim, voltar a ele. Pode prometer diante de si mesmo: “Nunca mais.” E descobrir, algum tempo depois, que está novamente diante do mesmo abismo.
I — O estranho paradoxo de saber e não conseguir.
Existe alguma coisa profundamente perturbadora na experiência daquele que diz: “Eu sei que isso me faz mal, mas não consigo parar.” A frase parece contraditória. Se sabe, por que não para? Se quer parar, por que continua? Se sofre, por que retorna? A resposta mais fácil é acusá-lo de fraqueza. A resposta moralista dirá: “É falta de disciplina.” A resposta simplista dirá: “É só querer.” A resposta intelectualista dirá: “Você já sabe o que precisa fazer.” Mas nenhuma dessas respostas explica adequadamente a repetição.
A psicanálise nasce, em grande medida, justamente da descoberta de que o sujeito não coincide inteiramente consigo mesmo. Há uma parte de nós que sabe. Há uma parte que deseja. Há uma parte que teme. Há uma parte que recorda. E há uma parte que, embora não saiba exatamente o que quer, insiste.
Freud chamou a atenção para esse fenômeno ao perceber que o sujeito não apenas recorda experiências: frequentemente ele as repete. Aquilo que não foi suficientemente elaborado pode retornar não como lembrança, mas como comportamento. O passado pode reaparecer no presente sem se apresentar como passado. É por isso que alguém pode mudar de relacionamento e continuar vivendo a mesma história. Mudar de cidade e carregar consigo o mesmo conflito. Mudar de emprego e reproduzir a mesma posição subjetiva. Mudar de parceiro e reencontrar, sob outra aparência, a mesma dinâmica afetiva. O cenário muda. Os personagens mudam. Mas o roteiro permanece.
II — Kierkegaard e a repetição
Muito antes de Lacan transformar a repetição em uma questão central da psicanálise, Kierkegaard já havia percebido que a existência humana não é simplesmente uma linha progressiva. O homem retorna. Recomeça. Retoma. Revive.
Mas existe uma diferença entre repetir mecanicamente o passado e reencontrá-lo de outra maneira. A repetição pode ser prisão ou possibilidade. Pode ser o retorno compulsivo ao mesmo lugar ou pode ser a apropriação consciente da própria existência. Talvez o problema não seja simplesmente que o homem repete. Talvez o problema seja repetir sem saber que está repetindo.
A repetição inconsciente possui uma característica peculiar: enquanto o sujeito acredita estar vivendo algo novo, está frequentemente reencenando algo antigo. É por isso que determinadas histórias parecem ter personagens diferentes, mas finais semelhantes.
III — Nietzsche e o eterno retorno
Nietzsche radicaliza ainda mais a questão. O que aconteceria se você tivesse de viver novamente, infinitas vezes, exatamente aquilo que está vivendo agora? A pergunta do eterno retorno não é apenas cosmológica. É uma provocação existencial. Ela nos obriga a olhar para nossa vida e perguntar: “Eu aceitaria viver novamente esta existência?” A pergunta é terrível porque retira do sujeito a possibilidade de esconder-se atrás do futuro. “Um dia eu mudo.” “Um dia eu resolvo.” “Um dia começo.” “Um dia termino.” O eterno retorno pergunta: E se o seu “um dia” fosse sempre hoje? Nesse sentido, Nietzsche toca em algo que a psicanálise também encontrará por outra via: o homem não é apenas aquilo que pretende ser.
Ele é também aquilo que repete. Há uma verdade sobre nós escondida em nossas recorrências. Aquilo que fazemos repetidamente diz alguma coisa sobre nós que nossas declarações conscientes talvez não digam.
IV — Freud e a compulsão à repetição
Freud introduz uma ruptura decisiva. O princípio do prazer parecia oferecer uma lógica relativamente simples: buscamos aquilo que proporciona prazer e evitamos aquilo que produz desprazer. Mas a experiência clínica apresenta um problema. Por que alguém retorna a experiências dolorosas? Por que alguém revive determinadas situações? Por que o sujeito parece reconstruir aquilo que conscientemente deseja evitar? A compulsão à repetição revela justamente esse paradoxo. A repetição não pode ser explicada apenas pelo prazer consciente. Existe algo mais. Há uma satisfação que pode não coincidir com aquilo que o sujeito chama de prazer.
E aqui precisamos tomar cuidado com uma distinção fundamental: sofrimento e satisfação não são necessariamente opostos absolutos. Uma pessoa pode sofrer em determinada relação e, ainda assim, obter daquela relação algo que não consegue encontrar em outro lugar. Pode ser reconhecimento. Pode ser pertencimento. Pode ser excitação. Pode ser a esperança de finalmente ser escolhida. Pode ser uma sensação de valor. Pode ser familiaridade. Pode ser uma forma de evitar uma angústia ainda maior. É por isso que retirar o sintoma nem sempre significa resolver o conflito. Às vezes, quando o sintoma desaparece, aquilo que ele estava sustentando aparece.
V — Lacan e o desejo do Outro
Lacan acrescentará uma dimensão ainda mais radical: o desejo humano é atravessado pelo Outro. Não desejamos simplesmente objetos. Desejamos ser desejados. Desejamos ocupar um lugar no desejo de alguém. Desejamos reconhecimento. Queremos saber se somos importantes. Queremos ser escolhidos. Queremos ser vistos. E, às vezes, passamos a vida tentando obter de determinadas pessoas aquilo que não conseguimos obter em experiências anteriores.
É possível, por exemplo, que uma mulher permaneça ligada a um homem que a rejeita não simplesmente porque ainda o ama, mas porque aquele homem passou a representar uma questão muito mais profunda: “Por que ele não me escolheu?” E essa pergunta pode ser anterior àquele homem. Pode ser muito mais antiga. Pode ter atravessado a infância. Pode ter aparecido na relação com os pais. Pode ter surgido nas primeiras experiências de pertencimento e rejeição. Mas não devemos transformar essa possibilidade em uma fórmula universal. Não é psicanálise dizer: “Você escolheu esse homem por causa do seu pai.” Isso é apenas uma explicação pronta. A psicanálise é mais interessante quando pergunta: “O que esse homem passou a representar para você?” E: “O que exatamente você espera obter dele?” Porque talvez o sujeito não esteja simplesmente tentando recuperar uma pessoa. Talvez esteja tentando recuperar, através daquela pessoa, alguma coisa de si mesmo.
VI — Agostinho e o coração dividido
Séculos antes da psicanálise, Agostinho escreveu uma das descrições mais impressionantes da divisão interior humana: “Não faço o bem que quero.” É uma experiência que atravessa a filosofia, a teologia e a clínica.bO homem quer. Mas querer não basta. O homem conhece. Mas conhecer não basta. O homem promete. Mas prometer não basta. Existe uma distância entre intenção e ato. Agostinho interpreta essa divisão a partir da vontade e do pecado.
Freud a interpretará a partir do inconsciente e do conflito psíquico. Lacan radicalizará a questão a partir do desejo e da constituição do sujeito. São linguagens diferentes. Não precisamos dissolvê-las umas nas outras. Mas podemos colocá-las em diálogo. Todas reconhecem, cada uma a seu modo, que o homem é um ser não inteiramente transparente para si mesmo.
VII — Paulo e o drama da vontade
Paulo descreve algo semelhante na Carta aos Romanos: “Porque não faço o bem que quero, mas o mal que não quero, esse faço.” Essa frase possui uma força antropológica que ultrapassa qualquer discussão meramente moral. Ela descreve o drama de uma vontade dividida. O sujeito deseja o bem, mas encontra em si forças que o conduzem para outra direção. A teologia cristã não resolve esse problema dizendo simplesmente: “Conheça mais.” Ela fala de graça. Fala de transformação. Fala de uma renovação que não é apenas intelectual. Isso é fundamental. Porque, se o problema humano fosse apenas ignorância, a educação resolveria definitivamente o drama da existência. Mas sabemos que não resolve. Pessoas instruídas também mentem. Pessoas inteligentes também destroem relações. Pessoas moralmente conscientes também traem seus próprios valores. Pessoas religiosas também repetem aquilo que condenam. O problema humano é mais profundo do que a ausência de informação.
VIII — Entre culpa e responsabilidade
Aqui precisamos fazer uma distinção importante. Culpa e responsabilidade não são a mesma coisa. A culpa pode dizer: “Você é horrível porque fez isso.” A responsabilidade pergunta: “O que você fará agora com aquilo que fez?”A psicanálise pode ser profundamente ética justamente porque não precisa escolher entre culpabilizar o sujeito e absolvê-lo. Ela pode dizer: “Você não escolheu conscientemente todas as forças que constituíram seu desejo.” Mas também: “Você precisa se responsabilizar pelo que faz com aquilo que recebeu.” Não somos culpados por tudo aquilo que nos aconteceu. Mas somos convocados a responder pelo modo como nos posicionamos diante daquilo que nos aconteceu. Essa é uma das fronteiras mais delicadas entre determinismo e liberdade.
IX — O pecado como repetição
A teologia cristã acrescenta outra dimensão. O pecado não é apenas um ato isolado. Pode tornar-se hábito. O hábito pode tornar-se estrutura. A estrutura pode tornar-se uma espécie de segunda natureza. O homem faz. Repete. Justifica. Repete novamente. E chega um momento em que aquilo que inicialmente era uma escolha passa a parecer uma necessidade. Talvez seja por isso que a linguagem bíblica da escravidão seja tão poderosa. O homem pode tornar-se escravo justamente daquilo que, em algum momento, escolheu. A liberdade pode produzir servidão quando o desejo perde a capacidade de reconhecer seus próprios limites.
Mas aqui surge a grande pergunta teológica: como sair daquilo que o próprio sujeito não consegue abandonar sozinho? A resposta cristã não é simplesmente “mais força de vontade”. É graça. E graça, nesse contexto, não significa permissividade. Significa que a transformação não nasce exclusivamente da capacidade autônoma do sujeito. Há algo que o alcança. Algo que o chama. Algo que o desloca. Algo que lhe oferece uma possibilidade que ele não conseguia produzir sozinho.
X — O inconsciente e a graça
Aqui existe um diálogo particularmente fecundo. A psicanálise nos lembra: “Você não é senhor absoluto de si mesmo.” A teologia cristã afirma, de outra maneira: “Você não é seu próprio salvador.” São afirmações diferentes, mas que podem se encontrar numa crítica comum à fantasia de autossuficiência.
O homem moderno gosta de acreditar que pode resolver tudo sozinho. Conhecer mais. Controlar mais. Planejar mais. Disciplinar mais. Mas existem momentos em que a própria existência desmente essa pretensão. Há desejos que não conseguimos simplesmente desligar. Há lembranças que retornam. Há vínculos que nos aprisionam. Há comportamentos que se repetem. Há feridas que não obedecem às nossas ordens. E talvez o primeiro passo para uma transformação verdadeira seja justamente reconhecer: “Eu não consigo sozinho.” Na clínica, isso pode abrir espaço para a palavra. Na teologia, pode abrir espaço para a graça.
XI — A repetição como mensagem
Talvez possamos pensar a repetição como uma espécie de mensagem que ainda não encontrou linguagem. O sujeito repete com o comportamento aquilo que ainda não conseguiu elaborar pela palavra. Repete no corpo. Repete nos relacionamentos. Repete nos sintomas. Repete nas escolhas. Repete nas fugas. Repete nas compulsões. Repete nos fracassos. E, enquanto não pergunta pelo sentido dessa repetição, acredita que está apenas tendo “azar”. Mas talvez não seja apenas azar. Talvez exista uma lógica. Não uma lógica consciente. Uma lógica do desejo.Por isso, uma pergunta psicanalítica pode ser profundamente desconcertante: “Por que você escolhe sempre aquilo de que depois reclama?” Não para acusar. Mas para investigar. Porque talvez o sujeito esteja recebendo alguma coisa daquela escolha. E essa “alguma coisa” pode ser exatamente aquilo que ainda precisa ser descoberto.
XII — O dia em que a repetição se torna pergunta.
Talvez a mudança comece não quando o sujeito consegue simplesmente parar de repetir, mas quando ele consegue interrogar a própria repetição. Antes: “Eu sou assim.” Depois: “Por que faço isso?” Mais adiante: “O que estou buscando quando faço isso?” E finalmente: “Que outra possibilidade existe para mim?” Nesse momento, o comportamento deixa de ser apenas destino e começa a tornar-se questão. E aquilo que pode ser questionado pode, em alguma medida, ser elaborado. Talvez a liberdade não consista em deixar de ter inconsciente. Nem em controlar absolutamente o desejo. Nem em tornar-se um sujeito perfeitamente racional. Talvez liberdade seja algo mais modesto e, ao mesmo tempo, mais profundo: deixar de ser inteiramente governado por aquilo que não compreendemos.
XIII — A graça não elimina a história; ela inaugura um futuro
Aqui a teologia pode acrescentar algo que a psicanálise, por sua própria natureza, não precisa necessariamente afirmar: o homem não está condenado a ser apenas aquilo que sua história fez dele. A história explica. Mas não precisa determinar absolutamente o futuro.
A graça, na linguagem cristã, é precisamente a possibilidade de um futuro que não seja mera repetição do passado. Não significa apagar a história. Não significa negar as feridas. Não significa fingir que nada aconteceu. Significa que aquilo que aconteceu não precisa possuir a última palavra. A psicanálise poderia dizer: “Elabore aquilo que você repete.” A teologia poderia dizer: “Receba a graça para aquilo que você não consegue transformar sozinho.” E a filosofia poderia perguntar: “Que tipo de pessoa você está se tornando através das escolhas que repete?” Talvez as três perguntas sejam necessárias.
XIV — O homem diante do próprio abismo
No final, talvez o homem seja justamente esse ser estranho: aquele que sabe e não sabe; quer e não quer;Vama e destrói;Bpromete e quebra a promessa; cai e tenta levantar; repete o passado enquanto deseja um futuro diferente. Somos seres atravessados por contradições. A psicanálise nos ensina a escutar essas contradições. A filosofia nos ensina a interrogá-las. A teologia nos lembra que não precisamos acreditar que somos capazes de salvar a nós mesmos. E talvez seja nesse encontro que uma compreensão mais profunda da condição humana possa surgir. Errar é humano. Repetir é humano. Desejar é humano. Fugir também. Mas talvez exista um momento decisivo: aquele em que o homem deixa de perguntar apenas: “Por que isso sempre acontece comigo?” e começa a perguntar: “Que parte de mim participa disso que sempre acontece comigo?” Essa pergunta é dolorosa. Porque retira do sujeito algumas de suas desculpas. Mas também pode devolvê-lo a si mesmo. Porque aquilo que passa a ser reconhecido pode ser elaborado. Aquilo que pode ser elaborado pode ser transformado. E aquilo que pode ser transformado já não precisa ser repetido exatamente da mesma maneira.
Talvez a maturidade seja isso: não tornar-se alguém que nunca cai, mas alguém que começa a compreender por que cai. Não tornar-se alguém sem conflitos, mas alguém capaz de reconhecer os conflitos que o atravessam. Não tornar-se absolutamente livre de todo desejo, mas tornar-se menos escravo daqueles desejos que, até então, governavam sua vida sem que ele soubesse. E talvez a graça seja precisamente a promessa de que o homem não precisa terminar onde sua repetição começou. Porque o passado pode explicar quem fomos. Pode explicar nossas feridas. Pode explicar nossos medos. Pode explicar nossos sintomas. Pode explicar nossos desejos. Mas, para a fé cristã, o passado não é Deus. E aquilo que não é Deus não precisa ter a última palavra sobre o homem. Há repetição. Há desejo. Há queda. Há responsabilidade. Mas também há palavra. Há elaboração. Há arrependimento. Há perdão. Há graça. E, por isso, há futuro.
O homem é o ser que repete o passado — mas também o ser que pode, pela consciência, pela elaboração, pela responsabilidade e pela graça, começar outra história.Enxugue as repetições sem perder força. Aprofunde o diálogo entre fé e psicanálise. Fortaleça a tese central do ensaio.